O Castel Firmian Filorosso nasce nas Dolomitas: o habitat dos cervos. Assim como um cervo, é alpino, majestoso e maduro.
A região das Dolomitas oferece ambientes climáticos muito diversos: do frio clima alpino no norte ao clima mediterrâneo do Lago de Garda. Graças a isso, a área tornou-se ideal para o cultivo de variedades de uvas tintas: algumas são históricas, como o Teroldego, e outras são internacionais, como Merlot e Cabernet Sauvignon. O Teroldego, em particular, é cultivado há séculos e é considerado a videira “rei” da região.
Este vinho tinto é, portanto, uma mistura das variedades internacionais mencionadas e do Teroldego, que é seu principal componente. A singularidade do Teroldego deriva de sua nobre árvore genealógica e herança genética que abrange as peculiaridades organolépticas de outras famosas variedades de uvas tintas. A singularidade geológica da área criou o habitat ideal que define o estilo Teroldego com um perfil sensorial muito distinto. Os solos muito soltos, pedregosos e secos criaram ambientes microclimáticos muito diferentes que conferem às uvas Teroldego características únicas: frutado, fragrância, elegância e taninos suaves, além de uma bela intensidade aromática e estrutura. As uvas selecionadas de Merlot e Cabernet Sauvignon crescem nas proximidades do Lago de Garda, enquanto as uvas Teroldego são colhidas em vinhedos próximos às rochas das Dolomitas, onde são expostas à luz solar direta, mas também ao reflexo da luz nas rochas brancas. Isso provoca uma desidratação parcial das uvas e um leve amadurecimento excessivo. Esse processo natural favorece o amadurecimento polifenólico das uvas e a acumulação de aromas e estrutura. As uvas são colhidas manualmente no final de setembro e, após a prensagem e desengace, são vinificadas em aço por cerca de 14 dias a uma temperatura de 26-27°C com a adição de leveduras selecionadas. Posteriormente, parte do vinho matura em barricas de segundo uso por 12-14 meses e os 10% restantes em barricas novas.Este vinho expressa um perfil aromático ensolarado, levemente doce, com frutas vermelhas quentes como mirtilo, ameixa e groselha madura, lembrando o sol mediterrâneo. Além disso, o toque de madeira adiciona complexidade com notas de tabaco, especiarias doces e avelã torrada. No paladar, este vinho é estruturado e amplo, com uma viscosidade agradável e taninos aveludados.