24 horas farmacia simi valley comprar cialis problemas con el plan sanitario de obama

Bordeaux: Excepcionais Condições Naturais para a Produção de Vinhos

Bordeaux: Excepcionais Condições Naturais para a Produção de Vinhos

 

         A França é um país de 675.000 km2 e é dividida em 22 regiões. Essas regiões são divididas em departamentos. A região vinícola de Bordeaux se localiza no Departamento da Gironde, cuja área é de 10.000 km2. O Departamento da Gironde situa-se na Região da Aquitânia. A área cultivada de Bordeaux é de 120.000 ha. Um hectare é equivalente ao tamanho de um campo de futebol.


         A região de Bordeaux se estende em torno da confluência dos rios Dordogne e Garone. A confluência destes dois rios forma o rio Gironde. Os três rios dividem a região vinícola em três partes: Margem Esquerda, Margem Direita e Entre-Deux-Mers, que significa literalmente Entre Dois Mares.

        A grande quantidade de água dos rios propicia um ambiente favorável ao cultivo das vinhas, pois torna o clima moderado e estável. Os rios também influenciam a drenagem dos solos de suas margens, tornando-a mais rápida.

 

Os vinhedos da margem esquerda são favorecidos por localizarem-se a apenas 40 km do mar. O mar tem o efeito de tornar os verões mais quentes e os invernos mais amenos. Junto ao mar há os bosques de pinheiros, que protegem a região dos ventos marítimos e ajudam a temperar o clima.


         Outro fator de grande importância na qualidade dos vinhos de Bordeaux é a composição geológica dos solos e dos subsolos. O tipo de solo predominante nas margens esquerdas dos rios Garone e Gironde é de cascalho e pedras. Na margem direita, o solo já é mais diversificado, alternando-se “terroirs” com predominância de cascalho e rochas e outros com predominância de argila.

         Um solo rochoso é benéfico para a qualidade do vinho, pois sendo pobre em nutrientes e, mais importante, de fácil drenagem, facilita o aprofundamento e o espalhamento pelo subsolo das raízes da videira, enriquecendo em nutrientes as frutas. 

         Mas a principal vantagem de um solo de fácil drenagem é a capacidade que este tem de proporcionar às raízes da videira uma quantidade não muito grande de água, favorecendo assim um amadurecimento mais consistente dos frutos. Lembremos que no hemisfério norte as temperaturas são mais baixas e a madurez da uva é requisito essencial para um vinho de grande qualidade.
         
         Em se tratando de latitude, a região de Bordeaux é cortada pelo paralelo 45º, localização ideal para o cultivo das videiras.
 
Você pode comprar vinhos da região de Bordeaux no VinhoSite ou receber esporadicamente assinado o nosso Clube do Vinho.